• jblan

Manutenção: limpando o computador por dentro

computador com muito pó... muito sujo precisando de limpeza
computador com muito pó... muito sujo precisando de limpeza


O computador muitas vezes fica em segundo plano na hora da faxina da casa: uma simples passada de flanela no gabinete e monitor bastam para muitas pessoas. Contudo, manter o computador limpo ajuda no seu bom funcionamento e durabilidade da máquina. Além de ser higiênico, é claro.


A poeira que se acumula no interior da máquina pode gerar um mal funcionamento das ventoinhas de ventilação, o que acarreta em superaquecimento e em alguns travamentos do computador. Mas, como limpar seu computador? Que produtos você pode usar, e principalmente, como limpar cada parte? Vamos descobrir como fazer isso agora.


Quando se fala de manutenção preventiva no computador, a primeira coisa que se pensa é no software: passar antivírus, limpar os registros, desfragmentar os discos. Mas se o seu sistema operacional precisa de uma limpeza de vez em quando, o mesmo vale para o hardware do seu PC.


Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas tente imaginar uma caixa com pequenas entradas que fica parada por meses sem que ninguém a limpe. Já pensou na camada de pó que se forma? Pois é. Isso acontece com computadores.


Veja aqui um vídeo onde ensina a limpeza


Esta pergunta com certeza está na cabeça de muitos usuários de computador. É comum me perguntarem quando é necessário fazer uma limpeza no PC, tirar o pó, repor a pasta térmica no processador, enfim, fazer aquela geral no computador.


Mesmo um pouco de pó já é o suficiente para diminuir a performance do seu computador. Um computador aquece tanto durante o seu uso que ele depende de ventiladores próprios apenas para continuar em uma temperatura funcional. Eles são os coolers (resfriadores, em inglês). Se você desligar o cooler do seu processador, por exemplo, em apenas alguns minutos ele já chega aos 100ºC e pode queimar.


Além disso, para manter a temperatura baixa, o processador tem um dissipador de calor. Ele é uma peça de metal com várias placas que deixam espaços entre si para espalhar o ar quente para longe. Se essas saídas estiverem entupidas de pó, também será mais um problema.


Quando você realiza a manutenção do seu PC, o mais importante mesmo é limpar os coolers e seus dissipadores. Normalmente são três: um no processador, um na placa de vídeo e um na fonte. Se o seu gabinete for mais completo, talvez você tenha outros, além das saídas de ar. De qualquer forma, se você ver um ventilador, limpe-o!


Além dos coolers, é claro, vale a pena também passar um pano ou um pincel grosso nas outras peças. Isso é tanto por questão de higiene (um gabinete acumula MUITO pó) quanto pela performance – o pó que hoje está acumulado em cima do seu HD, amanhã poderá estar entupindo o dissipador do seu processador.


A frequência com que você deve limpar depende muito, é claro, do lugar onde você mora e do quanto você realmente se preocupa com isso.

Tem gente que limpa o seu gabinete todo dia, mas isso é bem exagerado. Uma vez ao mês é ótimo, de três em três meses ainda é aceitável, e o MÍNIMO de seis em seis.


De maneira geral, limpar o computador a cada ano ajuda a manter os componentes e aumentar a vida útil do equipamento. O importante é avaliar se esse é mesmo o procedimento necessário para que a lentidão da máquina seja resolvida.


precisa limpar seu computador, podemos resolver seu problema. Entre em contato e solicite maiores informações. Preço justo, com segurança, confiança e respeito aos nossos amigos e clientes. Nosso Watts é (11) 97274-6612 ou acesse nosso canal

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo