• jblan

O que é Imposto de Renda?

Atualizado: 28 de Nov de 2019

O Imposto de Renda (IR) é o tributo mais famoso do país. Com certeza você já ouviu falar sobre, ou já teve que lidar com ele. Mas você sabe o que é, para o que serve, por que o Governo quer saber das suas continhas? Se surgiu essa dúvida, esse texto vai te ajudar a entender.


Você sabe que se tornou adulto e passou a ganhar dinheiro, quando você precisa declarar sua renda. Esse é momento que você consegue avaliar toda a sua vida financeira, o que paga em serviços, o que você recebe, seus investimentos, tudo.


Ele é um tributo federal – como diz o nome – sobre a renda. Ou seja, sobre o que você ganha. E ainda acompanha a sua evolução patrimonial. Para fazer esse acompanhamento, o Governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais.


Ao longo do ano, você ganha e gasta dinheiro. De forma geral, a renda é tributada no momento do recebimento. No ano seguinte, o leãozinho da Receita avalia se o que ele cobrou de você é, realmente, o que você precisaria pagar conforme o tamanho dos seus ganhos.


Para o leão ter todas essas informações, você precisa fazer a “Declaração de Ajuste Anual” para IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas). A declaração é feita sempre do início de março até o fim de abril. E você precisa apresentar todos os seus ganhos e gastos em serviços, no último ano.


Ao longo do ano, você ganha e gasta dinheiro. De forma geral, a renda é tributada no momento do recebimento. No ano seguinte, o leãozinho da Receita avalia se o que ele cobrou de você é, realmente, o que você precisaria pagar conforme o tamanho dos seus ganhos.
imposto de renda

O que eu preciso declarar o IR?


Basicamente são todas as suas despesas e ganhos. Você precisa declarar seu salário anual, o carro que você tem, a casa, a escola das crianças, se você faz faculdade, o plano de saúde que você paga, o dinheiro guardado na poupança. É quase tudo na vida mesmo.


Quem é Isento de Imposto de Renda 2019


De acordo com as regras estipuladas pela Receita Federal, estão automaticamente isentas do IRPF pessoas que tiveram rendimentos abaixo de R$ 28.559,70 em 2019.


Mas há também casos específicos nos quais o cidadão pode solicitar a isenção do imposto. Eles estão descritos no site oficial do órgão, mas vamos citar alguns deles agora: Pessoas portadoras de doenças graves, incluindo AIDS, alienação mental, cardiopatia grave, cegueira, esclerose múltipla e outras 11 patologias.


Pessoas com rendimentos relativos a aposentadoria, pensão ou reforma.


Agora que já tem uma explicação básica, se prepara já para o ano de 2020. Se tiver dúvida.


Aqui na LAN HOUSE temos diversos serviços relacionados ao imposto de renda:


  • Fazemos seu imposto de renda simplificado;

  • Realizamos pesquisas junto a Receita Federal;

  • Pagamentos e parcelamentos;

  • Consultas de Restituições.


Tudo com segurança e a confidencialidade que nosso cliente espera. faça a sua Declaração de Imposto de Renda com tranquilidade e segurança. 



UTILIZE NOSSOS CONTATOS

Fone (11) 2096-3361

Fax   (11) 2096-3361

Watts (11) 97274-6612

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo